Volta às aulas

Decoração Sala de Aula

Visualizações

 

Músicas de Roda

11 de set de 2011


Mais que passatempos, as brincadeiras de roda desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo dos pequenos.


A BARATA Que bicho! Só conta mentira e nem liga se ninguém acredita


MÚSICA A barata diz que temSete saias de filó.É mentira da barata,
Ela tem é uma só.

(bis)
Ah! Ah! Ah!
Oh! Oh! Oh!
Ela tem é uma só!

A barata diz que tem
Uma cama de marfim.
É mentira da barata,
Ela tem é de capim.

(bis)
Ah! Ah! Ah!
Oh! Oh! Oh!
Ela tem é de capim!

A barata diz que tem
Um sapato de fivela.
É mentira da barata,
O sapato é da mãe dela.

(bis)
Ah! Ah! Ah!
Oh! Oh! Oh!
O sapato é da mãe dela!

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda ou livre.
COMO BRINCAR As crianças cantam e, de mãos dadas, vão rodando ao ritmo da canção. Quando chegam no verso "Ah! Ah! Ah! / Oh! Oh! Oh!", elas se soltam, param de rodar e fingem dar risadas. Depois, você pode estimular a garotada a criar outras coreografias para essa canção.

A CANOA VIROU Esta roda é diferente: tem gente de frente e de costas. O desafio é não perder o passo

MÚSICA 
A canoa virou,
Por deixá-la virar,
Foi por causa do Pedrinho,
Que não soube remar.

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar,
Tirava o Pedrinho
Do fundo do mar.

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram cantando somente a primeira parte da música até
o verso "Que não soube remar". Elas trocam "Pedrinho" pelo nome de um colega.
O escolhido se solta, vira-se de costas para o centro da roda e dá as mãos novamente
para os vizinhos. A cantoria recomeça e o grupo vai elegendo um a um os companheiros
até que todos tenham sido chamados e estejam de costas. Ainda girando, eles começam
a cantar a segunda parte da canção, chamando novamente os colegas, um a um.
O escolhido se solta dos amigos e volta à posição original. A brincadeira termina
quando todos estiverem novamente de frente para o centro da roda.

A CARROCINHA 
Nessa brincadeira, a criançada gira pra lá e pra cá e até pula com uma perna só

MÚSICA 
(bis)
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez.

(bis)
Tralalá,
Que gente é esta.
Tralalá,
Que gente má!

PARTICIPANTES No mínimo seis.
ORGANIZAÇÃO Duas rodas. A menor dentro da maior.
COMO BRINCAR As duas rodas giram em sentidos opostos cantando a música. Quando
chegam em "Que gente é esta", cada um dos que estão na roda menor escolhe um colega da maior e, de braços dados, as duplas rodopiam. Depois, as crianças escolhidas trocam de lugar com as que estavam na roda menor. Há outra opção. Ao chegar ao verso "Que gente é esta", todos soltam as mãos: os da roda maior batem palmas e os da menor, com as mãos na cintura e virados de frente para os seus companheiros, saltam ora com um pé, ora com outro.

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/garotada-entra-ritmo-dancas-roda-422968.shtml

A LINDA ROSA A cantiga tem princesa, rei e, claro, uma bruxa má 

MÚSICA A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil, 
A linda Rosa juvenil, juvenil. 
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar, 
Vivia alegre no seu lar, no seu lar. 
Mas uma feiticeira má, muito má, muito má, 
Mas uma feiticeira má, muito má 
Adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim, 
Adormeceu a Rosa assim, bem assim. 
Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais, 
Não há de acordar jamais, nunca mais. 

O tempo passou a correr, a correr, a correr, 
O tempo passou a correr, a correr. 
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor, 
E o mato cresceu ao redor, ao redor. 
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei, 
Um dia veio um belo rei, belo rei 
Que despertou a Rosa assim, 
bem assim, bem assim, 
Que despertou a Rosa assim, bem assim. 

PARTICIPANTES No mínimo seis. 
ORGANIZAÇÃO Três crianças representam a Rosa, o rei e a feiticeira. As demais se organizam em roda, com a Rosa no centro. 
COMO BRINCAR As crianças cantam a cantiga em roda representando alguns trechos. Quando chegam ao verso "Adormeceu a Rosa assim...", a feiticeira entra no círculo e joga um feitiço na Rosa, que "dorme" deitando no chão. Ao cantar "E o mato cresceu ao redor...", as que estão na roda mostram o mato crescido esticando os bracinhos sobre a Rosa. No final, a Rosa e o rei saltam ou fazem um corrupio mostrando o quanto estão felizes.

A MÃO DIREITA A ciranda termina com um abraço no amigo. Quem ganha o carinho vai para o centro 

MÚSICA A mão direita tem uma roseira, 
A mão direita tem uma roseira, 
Que dá flor na primavera, 
Que dá flor na primavera. 

Entrai na roda, ó, linda roseira! 
Entrai na roda, ó, linda roseira! 
Abraçai a mais faceira, 
Abraçai a mais faceira. 

A mais faceira eu não abraço, 
A mais faceira eu não abraço, 
Abraço a boa companheira, 
Abraço a boa companheira. 

PARTICIPANTES No mínimo três. 
ORGANIZAÇÃO Em roda, com um do lado de fora. 
COMO BRINCAR Enquanto a roda gira, quem está do lado de fora segura o braço direito de um colega acompanhando o sentido da roda. No verso "Entrai na roda, ó, linda roseira!", a criança que estava fora vai para o centro do círculo. A última quadrinha é cantada só por ela, que escolhe um colega para abraçar, como diz a letra. O eleito será o seu substituto.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/garotada-entra-ritmo-dancas-roda-422968.shtml?page=1

AI, EU ENTREI NA RODA Não é preciso saber dançar para entrar nessa roda que abre e fecha 

MÚSICA (estribilho) 
Ai, eu entrei na roda 
Para ver como se dança, 
Eu entrei na "rodadança", 
Mas não sei dançar. 
Sete e sete são quatorze, 
Com mais sete, vinte e um, 
Tenho sete namorados, 
Só posso casar com um. 

Todo mundo se admira 
Da macaca fazer renda, 
Eu já vi uma perua 
Ser caixeira de uma venda. 
Lá vai uma, lá vão duas, 
Lá vão três pela terceira, 
Lá se vai o meu amor, 
De vapor pra cachoeira. 

PARTICIPANTES No mínimo dois. 
ORGANIZAÇÃO Em roda. 
COMO BRINCAR Na hora do estribilho, as crianças param e dão alguns passos em direção ao centro. Em seguida, voltam, de costas, à posição inicial e recomeçam a girar.

CACHORRINHO ESTÁ LATINDO Quem está no centro da roda pula num pé só. O resto bate palmas, desenvolvendo o ritmo 

MÚSICA Cachorrinho está latindo 
Lá no fundo do quintal. 
Cala a boca, cachorrinho, 
Deixa o meu benzinho entrar. 

Ô esquindô lê, lê! 
Ô esquindô lê, lê, lá, lá! 
Ô esquindô lê, lê! 
Não sou eu que caio lá! 

PARTICIPANTES No mínimo três. 
ORGANIZAÇÃO Em roda com uma criança no centro. 
COMO BRINCAR A turma gira e canta. No verso "Ô esquindô lê, lê!", as crianças batem palmas. A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/garotada-entra-ritmo-dancas-roda-422968.shtml?page=2

CARANGUEJO Será que caranguejo é peixe? Aqui não importa

MÚSICA 
Caranguejo não é peixe,
Caranguejo peixe é.
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré.

Ora, palma, palma, palma!
Ora, pé, pé, pé!
Ora, roda, roda, roda,
Caranguejo peixe é!

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram e, no verso "Ora, palma, palma, palma!", todas batem palmas; em "Ora, pé, pé, pé!", batem os pés no chão; e ao cantar "Ora, roda, roda, roda", giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, "Caranguejo peixe é!", elas agacham.

CARNEIRINHO, CARNEIRÃO O rei manda e os "súditos" obedecem: ajoelham, levantam e sentam

MÚSICA Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se ajoelhar.
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se levantar.

Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se sentar.
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se levantar.

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda ou livre.
COMO BRINCAR O grupo canta, roda e faz o que diz a letra: ajoelha, levanta e senta.

CIRANDA, CIRANDINHA A meninada recita um verso no fim da música. Quem conhece as quadrinhas mais bonitas?
MÚSICA Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar.
Vamos dar a meia-volta,
Volta e meia v amos dar.

O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou

Por isso, dona Ana,
Entre dentro dessa roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga adeus e vá-se embora.

PARTICIPANTES No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram e cantam. No verso "Por isso, dona Ana", elas colocam o nome de um colega, que entra na roda e, assim que termina a canção, recita um verso.

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/garotada-entra-ritmo-dancas-roda-422968.shtml?page=3

DE ABÓBORA FAZ MELÃO O doce pode ser de qualquer sabor, mas é preciso mexê-lo direitinho

MÚSICA (bis)
De abóbora faz melão,
De melão faz melancia.
(bis)
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá,
Faz doce de maracujá.

(bis)
Quem quiser aprender a dançar
Vai à casa de seu Juquinha.
(bis)
Ele pula, ele roda,
Ele faz requebradinho.

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR No verso "Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá", as crianças imitam uma pessoa mexendo com uma colher em uma panela. Depois, dão as mãos e voltam a girar até o verso "Ele pula, ele roda". Nesse momento, elas fazem o que a letra da música manda: pulam, giram no próprio lugar e requebram com as mãos na cintura.

ESCRAVOS DE JÓ Atenção, muita atenção para não errar os movimentos

MÚSICA Escravos de Jó
Jogavam o caxangá:
Tira, põe,
Deixa ficar!

MATERIAL Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.
PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em círculo, sentados no chão.
COMO BRINCAR Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos "Tira, põe / Deixa ficar!", todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam "Guerreiros com guerreiros", as crianças retomam os movimentos até o verso "Fazem zigue, zigue, zá!" Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.

EU SOU POBRE, POBRE 
Duas crianças dançam em vaivém. Enquanto isso, as demais torcem para serem escolhidas
MÚSICA Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré,
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré deci.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré,
Eu sou rica, rica, rica,
De marré deci.

Eu queria uma de vossas filhas,
De marré, marré, marré,
Eu queria uma de vossas filhas,
De marré deci.
Escolhei a qual quiser,
De marré, marré, marré,
Escolhei a qual quiser,
De marré deci.

Eu de pobre fiquei rica,
De marré, marré, marré,
Eu de rica fiquei pobre,
De marré deci.

PARTICIPANTES No mínimo quatro.
ORGANIZAÇÃO Duas crianças de frente: a mãe rica e a pobre. As demais ficam atrás da mãe pobre.
COMO BRINCAR A mãe pobre anda em direção à rica e canta os primeiros versos. Ao chegar perto, ela se afasta. A segunda quadra é cantada pela outra, que avança em direção à pobre. Elas se alternam até a rica escolher alguém. Essa canta a última parte da música e tudo recomeça.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/garotada-entra-ritmo-dancas-roda-422968.shtml?page=4

ONDE ESTÁ A MARGARIDA? Corrida, palmas e representação. Esses são os ingredientes dessa brincadeira

MÚSICA Onde está a Margarida?
Olê, olê, olá!
Onde está a Margarida?
Olê, seus cavaleiros!

Ela está em seu castelo,
Olê, olê, olá!
Ela está em seu castelo,
Olê, seus cavaleiros!

Eu queria vê-la,
Olê, olê, olá!
Eu queria vê-la,
Olê, seus cavaleiros!

Mas o muro é muito alto,
Olê, olê, olá!
Mas o muro é muito alto,
Olê, seus cavaleiros!

Tirando uma pedra,
Olê, olê, olá!
Tirando uma pedra,
Olê, seus cavaleiros!

Uma pedra não faz falta,
Olê, olê, olá!
Uma pedra não faz falta,
Olê...

Apareceu a Margarida,
Olê, olê, olá!
Apareceu a Margarida,
Olê, seus cavaleiros!

PARTICIPANTES No mínimo cinco.
ORGANIZAÇÃO Em círculo: um junto ao outro, representando um muro. Uma criança fica no centro, no papel de Margarida, e outra do lado de fora.
COMO BRINCAR A que está fora canta a primeira estrofe e corre sozinha em volta da roda. Quando termina, as que estão na roda cantam a segunda. Depois, se alternam nas próximas duas. Em "Tirando uma pedra", o de fora escolhe um colega, dá a mão a ele e, juntos, dão voltas. A muralha responde com a próxima quadra. Assim segue até que todas as "pedras" sejam tiradas. 

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/garotada-entra-ritmo-dancas-roda-422968.shtml?page=6

0 comentários:

Postar um comentário