Volta às aulas

Decoração Sala de Aula

Visualizações

 

Avaliação Educação Infantil- RCN's

12 de nov de 2011

Para o preenchimento de relatório semestral um resumo do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

MOVIMENTO

Crianças de zero a três anos
• tem familiarização com a imagem do próprio corpo;
• explora as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
• desloca-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
• explora   e  utiliza os  movimentos  de  preensão,   encaixe , lançamento etc., para o uso de objetos diversos.
• explora  diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc.
• demonstra ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
• demonstra aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o
encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.


Crianças de quatro a seis anos
• utiliza gestos diversos  e ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
• explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhece gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
• controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;
• utiliza os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
• apropria-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhece e identifica seus segmentos e elementos e desenvolve cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
• participa de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., .
• utiliza  recursos de deslocamento e habilidades de força , velocidade , resistência  e flexibilidade  nos  jogos e brincadeiras dos quais participa.
• valoriza suas conquistas corporais.
• manipula materiais, objetos e brinquedos diversos.

Postarei em breve os demais eixos.....



0 comentários:

Postar um comentário