I - HISTÓRICO
II - CONCEPÇÃO DE CRIANÇA, DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E DE APRENDIZAGEM.
Estudos nas últimas décadas demonstram que os primeiros seis anos de vida da criança é um período de intenso aprendizado e desenvolvimento em que se firmam as bases do “aprender a conhecer”, “aprender a viver”, “aprender a viver junto”, “aprender a fazer” e “aprender a ser”.
O impacto de uma educação de qualidade nessa fase é significativo, demonstrando ser o melhor investimento para a área educacional, social e econômica a curto médio e longo prazo. Os benefícios de quem teve acesso à educação infantil são notados no melhor desempenho na escolaridade obrigatória e maior probabilidade em terminar o ensino médio. A freqüência a instituições de educação infantil afeta positivamente o percurso de vida das crianças, contribuindo significativamente para a sua realização pessoal e profissional.
III - A ARTICULAÇÃO DO CUIDAR E EDUCAR POR FAIXA ETÁRIA.
A importância da integração do cuidar e educar estão em entender que as atividades de rotina também auxiliam na construção da identidade de uma criança. O que essa integração – educar e cuidar – na realidade quer enfatizar são a relevância e o direito da criança de ser educada e cuidada. Não existe uma forma de atendimento que divida o cuidar do educador na Educação Infantil.
A aprendizagem da criança está inserida nos cuidados que recebe como quando o bebê inicia os seus primeiros passos a partir de um ambiente e cuidado propícios. Cuidar dos pequenos é educá-los para interagir com o meio que os rodeia.
IV - AS CARACTERÍSTICAS E AS EXPECTATIVAS DA POPULAÇÃO A SER ATENDIDA, E DA COMUNIDADE A QUAL SE INSERE.
A expectativa da família ao deixar seu filho no Centro de Educação Infantil é a de que se receba uma educação de qualidade, que promova o desenvolvimento cognitivo e social, mas também esperam que seus filhos sejam bem cuidados e atendidos em suas necessidades básicas e de afeto. A educação e o cuidado são uma necessidade e um direito da criança primeiramente, mas também das famílias que depositam confiança no trabalho que os Centros realizam.
IX - PRINCÍPIOS, FINS E OBJETIVOS.
O C.M.E.I “Antônio Tortato” através de seu Projeto Político Pedagógico, propõe um encaminhamento para as ações pedagógicas, apresentando a sua organização escolar com as turmas de 00 a 03 anos e 04 a 05 anos, referentes aos seus princípios e metas para o desenvolvimento da aprendizagem, melhoria da qualidade de ensino e do respeito às diferenças. Desse modo, auxiliará a organização do trabalho pedagógico, que inclui o trabalho educativo na sala de aula.
O Projeto Político Pedagógico do C.ME.I Antônio Tortato se apóia na Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos de Demerval Saviani e José Carlos Libâneo por acreditar que a intervenção pedagógica é capaz de gerar efetivas mudanças comportamentais no sistema social.
X - A DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS, DE ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS EM RELAÇÃO PROFESSOR /ALUNOS.
A divisão de alunos por turma depende de idade, espaço físico e disponibilidade de profissional por aluno. Quanto mais novos, mais espaço e mais pessoal a criança necessita. A preocupação do Centro Infantil está além de apenas atender as Deliberações vigentes, está em principalmente atender como a criança pequena necessita: com muito cuidado.
0 comentários:
Postar um comentário