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Projeto- Político- Pedagógico

20 de jun. de 2011

I - HISTÓRICO


       O Centro Municipal de Educação Infantil “Antõnio Tortato” faz parte do complexo do Centro de Atenção Integral à Criança “Heitor Villa Lobos” e conforme normas para a Educação Infantil do COMED (Conselho Municipal de Educação de Paranaguá), na Liberação para a Autorização de Funcionamento, Art. 3º § 2º - As Instituições de Educação Infantil que mantêm, simultânea e exclusivamente, o atendimento de crianças de 04 (quatro) meses a 03 (três) anos em creche, e de 04 (quatro) até 05 (cinco) anos em pré-escola, constituirão Centros de Educação Infantil, com denominação própria.

II - CONCEPÇÃO DE CRIANÇA, DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E DE APRENDIZAGEM.

Estudos nas últimas décadas demonstram que os primeiros seis anos de vida da criança é um período de intenso aprendizado e desenvolvimento em que se firmam as bases do “aprender a conhecer”, “aprender a viver”, “aprender a viver junto”, “aprender a fazer” e “aprender a ser”.
O impacto de uma educação de qualidade nessa fase é significativo, demonstrando ser o melhor investimento para a área educacional, social e econômica a curto médio e longo prazo. Os benefícios de quem teve acesso à educação infantil são notados no melhor desempenho na escolaridade obrigatória e maior probabilidade em terminar o ensino médio. A freqüência a instituições de educação infantil afeta positivamente o percurso de vida das crianças, contribuindo significativamente para a sua realização pessoal e profissional.

III - A ARTICULAÇÃO DO CUIDAR E EDUCAR POR FAIXA ETÁRIA.
        A importância da integração do cuidar e educar estão em entender que as atividades de rotina também auxiliam na construção da identidade de uma criança. O que essa integração – educar e cuidar – na realidade quer enfatizar são a relevância e o direito da criança de ser educada e cuidada. Não existe uma forma de atendimento que divida o cuidar do educador na Educação Infantil.
          A aprendizagem da criança está inserida nos cuidados que recebe como quando o bebê inicia os seus primeiros passos a partir de um ambiente e cuidado propícios. Cuidar dos pequenos é educá-los para interagir com o meio que os rodeia.

IV - AS CARACTERÍSTICAS E AS EXPECTATIVAS DA POPULAÇÃO A SER ATENDIDA, E DA COMUNIDADE A QUAL SE INSERE.

 A expectativa da família ao deixar seu filho no Centro de Educação Infantil é a de que se receba uma educação de qualidade, que promova o desenvolvimento cognitivo e social, mas também esperam que seus filhos sejam bem cuidados e atendidos em suas necessidades básicas e de afeto. A educação e o cuidado são uma necessidade e um direito da criança primeiramente, mas também das famílias que depositam confiança no trabalho que os Centros realizam.

IX - PRINCÍPIOS, FINS E OBJETIVOS.

       O C.M.E.I “Antônio Tortato” através de seu Projeto Político Pedagógico, propõe um encaminhamento para as ações pedagógicas, apresentando a sua organização escolar com as turmas de 00 a 03 anos e 04 a 05 anos, referentes aos seus princípios e  metas para o desenvolvimento da aprendizagem, melhoria da qualidade de ensino e  do respeito às diferenças. Desse modo, auxiliará a organização do trabalho pedagógico, que inclui o trabalho educativo na sala de aula.
     O Projeto Político Pedagógico do C.ME.I Antônio Tortato se apóia na Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos de Demerval Saviani e José Carlos Libâneo por acreditar que a  intervenção pedagógica é capaz de gerar efetivas mudanças comportamentais no sistema social.

X - A DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS, DE ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS EM RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNOS.

A divisão de alunos por turma depende de idade, espaço físico e disponibilidade de profissional por aluno. Quanto mais novos, mais espaço e mais pessoal a criança necessita. A preocupação do Centro Infantil está além de apenas atender as Deliberações vigentes, está em principalmente atender como a criança pequena necessita: com muito cuidado.


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