Volta às aulas

Decoração Sala de Aula

Visualizações

 

Dente e os seus cuidados

8 de out de 2011

Textos completos aqui:


Os primeiros cursos de odontologia do Brasil surgiram no Rio de Janeiro e na Bahia, determinados pelo decreto nº 9.311, em 25 de outubro de 1884. Em nosso país, o dia do dentista é comemorado nessa data.

 A primeira escova de dente foi inventada na China, aproximadamente no ano 1000 DC. Era feita com marfim e crina de cavalo. Mas as escovas e o ato de escovar os dentes só se tornaram populares muito tempo depois, no século XIX na Inglaterra.
De fato, os cremes dentais surgiram em 1850 por meio do trabalho do dentista americano Washington Wentworth Sheffield. Na verdade, a invenção se tratava de um pó que ajudava a limpar os dentes. Foi seu filho, Lucas Sheffield, que melhorou a invenção, alterando a fórmula inicial do produto e o colocando em tubos, da forma como conhecemos atualmente.


O inventor do fio dental,  foi o dentista de Nova Orleans, Levi Spear Parmly, em 1815. No entanto, Parmly recomendava o uso de sua invenção apenas a seus pacientes, em pequenas escalas. A produção em larga escala do fio dental se iniciou com a empresa Codman & Shurtleft, em 1882. Contudo, foi a Johnson & Johnson que obteve a primeira patente do fio dental, em 1898.


Na década de 30, pesquisadores encontraram pessoas que cresceram bebendo água naturalmente fluoretadas. Desde então, os estudos têm mostrado repetidamente que quando o flúor é adicionado ao suprimento de água da comunidade, a incidência de cárie diminui. A Associação Brasileira de Odontologia, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, dentre muitas outras organizações têm endossado o uso de flúor nos suprimentos de água, devido ao seu efeito preventivo contra a cárie.




Mais atividades no Amigos do Dente  

0 comentários:

Postar um comentário